terça-feira, 12 de maio de 2009

Rain Man

Rain Man
(Rain Man, 1988)


Direção: Barry Levinson
Gênero: Drama
Duração: 133 minutos
Elenco: Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino, Gerald R. Molen, Bonnie Hunt, Barry Levinson.



Sinopse:

Charles Babbit (Tom Cruise), um jovem vendedor de carros caros, descobre que seu pai, com quem tinha brigado há vários anos, morreu e deixou sua fortuna de três milhões de dólares para um irmão que desconhecia. Raymond (Dustin Hoffman) é autista e, desde criança, está internado em uma clínica. Para conseguir uma parte do dinheiro, Charles tem de levar o irmão para Los Angeles, mas ele se recusa a andar de avião e os dois praticamente cruzam o país de carro. Ao longo do caminho, Charles, que estava apenas interessado no dinheiro e sempre foi um homem frio e calculista, vai se aproximando do irmão e descobrindo suas estranhas habilidades. Oscar de Melhor Direção, Filme, Ator (Hoffman) e Melhor Roteiro Original (Ronald Bass e Bary Morrow).

Análise:

Este é definitivamente um filme espetacular. Um roteiro como nenhum outro, uma direção de arte magnífica, uma trama excepcional, e uma atuação brilhante e imbatível de Dustin Hoffman. "Rain Man" é um filme fácil e difícil de comentar ao mesmo tempo. Isto porque não sei como falar de um filme que, pra mim, tem tudo que um ótimo filme precisa ter.
A leveza com que o diretor trata de um assunto tão delicado como uma doença mental, a forma com que o filme faz do personagem um exemplo de vida, e não um completo idiota, como geralmente acontece, tudo isso aliado a um contexto máximo de uma trama cinematográfica.
O filme mistura drama familiar, drama pessoal, relacionamentos, comédia, tudo de uma maneira impressionante e incontestável.
O roteiro do filme, mesmo não sendo dos primeiros a tratar do assunto, possui características únicas. A maneira como o drama se desenvolve, sem querer passar sentimentalismos baratos ou emoções forçadas ao expectador, o deixam naturalmente belo.
Seus personagens contribuem ainda mais para a essência do filme. Tom Cruise como um cara frio, que só quer o dinheiro que o irmão detém, e depois vai se apaixonando pelas particularidades do mesmo. E Dustin Hoffman... O que dizer de Dustin Hoffman em "Rain Man"? Espetacular? Brilhante? Inigualável? Perfeito? Nada disso é suficiente para suprir uma atuação que venceu o Oscar da categoria naquele ano, e para mim, venceria em todos os anos consecutivos se estivesse concorrendo.
Para facilitar a maneira com que o público lida com o filme, que não trata de um assunto fácil de agradar, elementos humorísticos são colocados na trama. Uma cena clássica de "Rain Man" é quando os irmão vão para Las Vegas jogar cartas. Charles faz a limpa nas mesas, enquanto Raymond conta as cartas de maneira nada discreta.
Um filme literalmente fabuloso, quem não assistiu ainda, precisa assistir. E quem ainda tem preconceito contra filmes mais antigos, este é um ótimo adversário para fazer qualquer um mudar de idéia.


Nota: 10

Um comentário: